O VOLEIBOL
Por: Luan Santos de Oliveira Silva e Valter Santos Barbosa
O voleibol teve sua criação em 1895, na cidade de Holyoke, Massachusetts nos Estados Unidos pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan e inicialmente recebeu o nome de Mintonette. O objetivo principal era a criação de um esporte sem contato físico entre os jogadores. Desta forma, ele pretendia oferecer às pessoas (principalmente aos mais velhos) um esporte em que as lesões físicas, provocadas por choques entre pessoas, seriam raras. Nos primeiros anos, o voleibol ainda não contava com uma bola específica, sendo praticado com uma câmara da bola de basquete. A rede era improvisada, a mesma usada nas partidas de tênis. Com o passar do tempo, foi ganhando o nome popular de volleyball, que acabou se tornando oficial. Desde então passou por diversas alterações tanto de regras, de materiais utilizados e também na forma táctica e técnica de ser praticado. Segundo Risola Neto o voleibol é provavelmente o desporto que mais modificou suas regras sem se descaracterizar, com isso se adaptou às exigências dos novos tempos, às novas metodologias do treinamento.
Principais fatos após a invenção do voleibol:
- 1900 - voleibol chega ao Canadá, primeiro país fora dos Estados Unidos.
- 1949 - realizado o primeiro campeonato mundial masculino na Tchecoslováquia.
- 1951 – realizado o primeiro campeonato sul-americano de voleibol, na cidade do Rio de Janeiro. O Brasil tornou-se campeão masculino e feminino.
- 1952 – realizado o primeiro campeonato mundial feminino.
- 1964 – o esporte passa a fazer parte do programa oficial das Olimpíadas, realizadas em Tóquio no Japão.
As regras oficiais de hoje definem que cada equipe deve ser composta por seis jogadores em cada time. Um time inicia a partida sacando e ao adversário é permitido que dê três toques na bola antes de devolvê-la. Ganha o jogo quem ganhar primeiro, três sets com 25 pontos cada um. Sobre a estrutura oficial, deve-se dizer que a quadra é retangular com dimensões de 18m x 9m. A bola é feita em couro e apresenta massa aproximada de 270 gramas. Como se viu, o objetivo do voleibol sempre foi impedir que a bola encostasse no chão de sua parte da quadra, por isso é necessário rebatê-la usando o corpo, principalmente os membros superiores. Isso leva a compreender que as principais habilidades utilizadas nesse esporte são: saltar, correr, lançar e rebater. Ou seja: para chegar à bola é preciso correr; para cortar a bola durante um ataque é preciso saltar; para colocar a bola em jogo (sacar) é preciso lançar; e para devolver a bola à quadra adversária é preciso rebater. Mas outras habilidades são específicas desse esporte e devem ser desenvolvidas pelo professor de Educação Física: bloqueio, saque, manchete e toques.
Introduzido no Brasil por volta do ano 1915 (MATTHELESEN, 1993 apud Fernandes Filho & Medina, 2002) o voleibol não apresentava importância, até o ano de 1982, quando o esporte ganhou projeção no âmbito nacional, a partir da vitória da seleção brasileira, masculina, no Mundialito do Rio de Janeiro. A partir de então, o Brasil passou a fazer parte da elite internacional, do voleibol masculino, conquistando vários títulos. Com resultados expressivos obtidos pelas seleções femininas e masculinas, o voleibol brasileiro ganhou popularidade entre os espectadores, e podemos dizer que é segunda maior potência dentre os praticantes em esportes no Brasil, vindo atrás apenas do mais famoso e popular futebol. O primeiro campeonato nacional foi realizado apenas em 1944, e após 50 anos, em 1994 foi reformulado e ganhou o nome de Superliga, como é conhecido até os dias de hoje quando completou 18 anos desde sua primeira edição.
Segundo Ugrinowitsch, o Brasil divide com a Itália o título de melhor campeonato de clubes do mundo, o que nos permite afirmar que o Brasil passou a ocupar um papel de destaque no cenário do voleibol mundial nas últimas décadas, tornando-se uma escola respeitada em todo o mundo.
O Brasil no vôlei atualmente:
Em julho de 2010 a seleção brasileira masculina conquistou o eneacampeonato da Liga Mundial da FIVB (1993, 2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009 e 2010), tornando-se a seleção nacional mais bem-sucedida da história do campeonato. Ainda em 2010, a seleção conquistou o tricampeonato mundial de forma consecutiva. Atualmente ocupa o primeiro lugar geral do ranking da FIVB e é considerada uma das maiores potências do voleibol mundial.
A seleção brasileira feminina, em 2008, nos Jogos Olímpicos de Pequim, conquistou sua primeira medalha de ouro olímpica e nos Jogos de Londres em 2012 sagrou-se bicampeã olímpica. É o time mais bem-sucedido na história do Grand Prix da FIVB, sendo a seleção nacional que mais vezes conquistou o torneio com dez títulos (1994, 1996, 1998, 2004, 2005, 2006, 2008, 2009, 2013 e 2014). Atualmente ocupa o segundo lugar geral do ranking da FIVB.
Na ordem da foto: Valter Santos Barbosa/Luan Santos de Oliveira Silva |
Nenhum comentário:
Postar um comentário