sexta-feira, 25 de setembro de 2015
quinta-feira, 17 de setembro de 2015
AS DIFERENÇAS ENTRE O VÔLEI DE QUADRA E VÔLEI DE AREIA
Por: Jedean
Armando da Silva Santos
Há muito mais diferenças entre o voleibol de quadra (ou
voleibol indoor) e o voleibol de praia (ou
voleibol outdoor) do que
o tipo de piso em que são jogados e o número de jogadores por equipe. Apresentaremos
abaixo as principais diferenças entre os dois:
- · Pontuação: na quadra são de até 4 sets de 25 pontos e na areia são de até 2 sets de 21 pontos em competições internacionais ou 18 em competições nacionais, porém, se a partida permanece em empate, haverá o Tie Break (set desempate) em ambas situações ele chega aos 15 pontos, a partida só termina quando há diferença de 2 pontos entre as equipes.
- · Quantidade de jogadores: Na quadra o mínimo de jogadores são 6, em competições oficiais, a regra estabelece o mínimo de 6 reservas também, enquanto na praia são apenas 2 jogadores e sem reservas.
- · Funções: Na quadra existem as funções levantador, libero, atacante (de ponta ou central) e cada um se adequa a posição que corresponde em quadra obedecendo a regra de rodízio e de obediência, enquanto na praia como são apenas 2 jogadores, ambos devem saber levantar, atacar e defender, sem posição específica e não há rodízio, os jogadores devem se posicionar onde sintam mais confortáveis.
- · Na quadra é permitido a largada de qualquer forma e a invasão por baixo só é marcada quando o pé ultrapassa totalmente a linha central da quadra, desde que a bola ainda não tenha tocado no chão, além disso, não é permitido tocar na quadra adversária para recuperar uma bola fora. Na praia pode haver invasão por baixo da rede, desde que não atrapalhe o jogador adversário e o jogador deve largar a bola com os dedos fechados ou com a palma da mão, além disso é liberado passar por dentro da quadra adversária para recuperar uma bola fora, desde que dentro do seu limite de toques. Na praia a bola não pode ser passada de toque, a não ser que esteja perpendicular à linha do ombro estabilizado ou que seja um erro no levantamento.
- · Saque: Na quadra, após autorização do árbitro o atleta tem 8 segundos para sacar, na areia são apenas 5 segundos. Se houver erro de rodízio no vôlei de quadra, a rotação é corrigida e o ponto para o adversário é marcado, perdendo também o saque, já no vôlei de quadra, apenas é corrigido o sacador e a equipe mantêm a posse de bola.
- · Na praia, o bloqueio conta como toque e a equipe só tem direito de mais dois toques, diferente do vôlei de quadra que o toque do bloqueio se torna nulo e a equipe tem o direito a mais três toques. Além disso, tanto na quadra como na areia, a primeira bola após o saque é liberada duplo toque, desde que em uma mesma ação, contudo, na areia não é permitido duplo toque se for recepção de “toque”.
- · Capitão: na quadra só ele pode falar com o árbitro e é identificado por uma faixa horizontal abaixo do número na camisa, já na areia ambos atletas podem falar com o árbitro, o capitão só é identificado na súmula.
- · Na quadra o técnico pode passar instrução aos jogadores durante o jogo a vontade, enquanto na praia ele é proibido e deve ficar sentado não podendo se comunicar com os jogadores.
- · Penalidades: condutas incorretas entres os jogadores adversário como comemorar o ponto de frente para o oponente é considerado insulto ou retardar o jogo ocasiona advertência, a partir da segunda advertência sempre haverá ponto para a equipe adversária e consequentemente, perda do direito de saque.
- · No vôlei de quadra, as equipes só trocam o lado da quadra entre cada set, no vôlei de areia as equipes trocam de quadra a cada 7 pontos (primeiro e segundo set) e a cada 5 pontos no terceiro set.
- · Quadra: vôlei de areia 16 por 8 m vôlei de quadra 18 x 9m. A altura da rede para competições masculinas é de 2,43m e de 2,24m para competições femininas tanto no vôlei de areia quando no de quadra. A bola do voleibol tem o mesmo peso 260 e 280 gramas, porém a pressão interna é menor.
- · Na quadra caso um jogador se machuque há a substituição, caso não haja substituto é dado 3 minutos para o jogador se recuperar. Caso algum jogador se machuque durante a partida no vôlei de areia, é permitida a paralisação do jogo em cinco minutos. Caso o atleta não se recupere nesse tempo, essa equipe é dada como derrotada, já que não existe a possibilidade de substituição.
Um
grupo é formado por diferentes pessoas que partilham os mesmos objetivos e
necessidades e destes podem sair várias equipes que nada mais é que um conjunto
de pessoas que buscam soluções para um determinado problema. No vôlei de quadra
todos tem uma função com o mesmo objetivo, vencer. No vôlei de areia, apesar de
ser uma dupla, não é diferente ainda é uma equipe se unindo pelo menos ideal.
Apesar
de bem parecidas, as duas modalidades têm suas particularidades e
características específicas. O importante é praticar!
sábado, 12 de setembro de 2015
Curso de Treinadores de Voleibol Nível II da CBV e Palestra com o Treinador José Roberto Guimarães da Seleção Brasileira Feminina
Os professores Higor Spineli e Ewerton Rammon participaram do Curso de Treinadores de Voleibol Nível II da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) em parceria com a Federação Alagoana de Voleibol (FAV) e foram aprovados, garantindo o direito do registro como técnico oficial da CBV para categoria Infanto da modalidade. O curso aconteceu em Maceió entre os dias 05 e 12 de setembro, com aulas teóricas e atividades práticas coletivas entre treinadores, alunos e a equipe universitária de voleibol da Faculdade Maurício de Nassau. Um grande passo para a equipe do Projeto Fábrica Coletiva de Talentos.
Além disso, anteriormente ao curso, o Professor Higor Spineli foi convidado para assistir uma palestra com o José Roberto Guimarães - Treinador da Seleção Brasileira Feminina - adquirindo mais experiência e agregando valores ao FCT.
Campeonato Alagoano Caixa de Atletismo Mirins 2015 - 1º Lugar no Salto em Distância
Artur Isaac participou do Campeonato Alagoano Caixa de Atletismo Mirins 2015 na prova do Salto em Distância, batendo sua melhor marca com 5,45m e garantindo o 1º lugar, além de uma vaga para representar Alagoas no Campeonato Norte Nordeste Caixa de Atletismo Mirins 2015 que acontecerá nos dia 03 e 04 de outubro em São Luis no Maranhão.
2ª Etapa do Circuito popular de corrida de rua de Maceió - 5km
Participação da equipe FCT na 2ª etapa do Circuito popular de corrida de rua de Maceió, grandes avanços no projeto e instauração de hábitos da prática de corrida nos alunos que gostaram e afirmam querer competir nas próximas etapas e de outros eventos.
Assinar:
Postagens (Atom)